data-filename="retriever" style="width: 100%;">Ainda sobre saga dos potenciais econômicos de nossa querida cidade, neste texto trato sobre as expectativas, não de longo prazo, mas sim de médio prazo. Pois bem, temos alguns destaques a se fazer, são eles: a) vinda da Escola de Sargentos do Exército; b) término da travessia urbana; c) melhora do emprego na cidade.
Bom, e assim se inicia um segundo semestre com boas perspectivas no cenário econômico. Saliento que ainda no ambiente nacional, precisamos das reformas tributárias e administrativas, e quem sabe no futuro, uma reforma mais ampla que se preocupe com que realmente interessa, pensar que Estado queremos para as próximas gerações.
Mas, vamos ao nosso pago. A Santa Maria, como inúmeras vezes afirmei, temos como matriz principal o consumo. E considero que por muito tempo vamos se manter neste modal. Se a ESA vier, é obvio que ela favorece mais ainda a matriz de consumo. Imagine, são 2 mil militares, fora os familiares. É claro que teremos mais consumo dos nossos serviços e comércio local. Contudo, teremos que ainda melhorar a nossa logística de trânsito, e logo obras. Temos que ter uma "vila militar" nova e logo obras, sendo assim, a construção civil e a sua cadeia produtiva cresce. Boas notícias!
Sobre a travessia, uma importante obra de escoamento de transeuntes, bem como de cargas, produtos e etc. Aí temos que investir no plano logístico, dado essa obra, temos que trazer a Santa Maria importantes empresas do ramo de entrega.
Os chamados grandes atacados distribuidores que crescem a taxas significativas a cada ano. Como vocês percebem, tem muita coisa para acontecer a partir desta via terminada. E ainda podemos gerar, propiciar o espaço para o agronegócio, o grande setor deste ano e dos próximos.
Sobre o emprego de fato estamos em franca recuperação, ainda lenta, mas gradual. Aqui, em Santa Maria, os números crescem nos setores do comércio e do serviço. Ainda temos espaço no agronegócio e nas startups - o mundo novo da geração de trabalho e renda. Temos muito potencial por aqui, devido ao nosso modal da educação. Bastam as instituições de educação incorporar uma gestão e um ensino mais vocacional.
Enfim, temos muitas novidades e expectativas em prol do sucesso de nossa sociedade santa-mariense, basta se unir e de fato fazer acontecer. As conexões e o networking devem estar na narrativa dos agentes fomentadores do empreender. Ações empreendedoras devem ser respeitadas e ajudadas a terem sucesso. O protagonismo deve ser de toda a sociedade. Mas, nada impede de termos lideranças positivas em prol de uma sociedade mais eficiente. Apoio e segurança são fundamentais para a geração de boas expectativas e o sucesso de nossa cidade.